Ressonância Magnética Nuclear - NMRLAB
A Ressonância Magnética Nuclear é uma técnica espectroscópica, cuja interação luz-matéria se faz na região de rádio-frequência e aplicação ocorre no campo da Química, Biologia, Medicina, Ciências dos Materiais e Geologia. Os primeiros experimentos envolvendo esse fenômeno foram realizados por dois grupos independentes de pesquisadores liderados por Félix Bloch e Edward Purcell, os quais investigavam essa interação com água e parafina, respectivamente.
Em 1952, ambos os pesquisadores foram agraciados com o prêmio Nobel de Física pelo “desenvolvimento de novos métodos de medição precisa do magnetismo nuclear e descobertas afins”. Ao longo das décadas seguintes, outros cientistas contribuíram para o desenvolvimento dessa técnica espectroscópica e suas aplicações, sendo os mesmos laureados com prêmio Nobel. A Ressonância Magnética Nuclear é um fenômeno físico de perturbação do momento magnético nuclear da matéria sob o efeito de um campo Magnético externo.
O Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear da UFAM foi idealizado como um futuro laboratório multiusuário da Nova Central Analítica. Em 2007, foi aprovado o projeto da Nova Central Analítica junto à FINEP, sob a coordenação do Prof. Spartaco Astolfi Filho, o qual viabilizou essa edificação. Em 2009, outro projeto junto à FINEP de modernização do parque tecnológico multiusuários da UFAM foi aprovado, sob a coordenação da Profa. Andrea Viviana Waichman, o qual contemplou recursos para a aquisição de vários equipamentos de médio e grande porte, incluindo um RMN de 400 MHz e um liquefator de nitrogênio líquido. Em 2010, o projeto do NMR-Lab foi idealizado pelos Professores Afonso Duarte Leão de Souza e Marcos Batista Machado, projetado pelos Arquitetos Carmen e Rubens, juntamente com o Engenheiro Sérgio Salevy Cohen, e avaliado pela Bruker do Brasil. Em 2012, foi adquirido por€82.000 o liquefator de nitrogênio líquido da Stirling Cryogenics, o qual foi instalado pelos engenheiros Antônio Pinelli e Thiago Pinelli nas dependências do Laboratório de Pesquisa e Ensaio de Combustíveis – LAPEC da UFAM, coordenado pelo Prof. Jamal Chaar. Em 2015, foi adquirido por € 480.000 o espectro de RMN da Bruker AVANCE III HD operando a 11,75 teslas, o qual foi magnetizado no dia 12 de Janeiro de 2016 pela equipe da Bruker composta pelos técnicos em nível superior David, Eduardo e Mábio. O processo de instalação desse espectrômetro foi iniciado no dia 04 de Janeiro e concluído no dia 15 do mesmo mês e contou com o apoio de Andersson Barison, Andrezza Ramos, Francinete Campos, Jaqueline Araújo, Marcos Machado, Raimundo Carlos Pereira Jr e Renilto Frota, além de outros integrantes da comunidade universitária e prestadores de serviços à UFAM.
SERVIÇOS OFERTADOS
O laboratório de RMN da UFAM conta com um Espectrômetro de RMN Bruker AVANCE III HD, operando a 11,75 teslas, observando os núcleos de 1H e 13C a 500,13 e 125,76 MHz, respectivamente, equipado com uma sonda multinuclear de 5 mm (BBFO Plus SmartProbeTM) com gradiente de campo na direção Z. O NMR-Lab da UFAM realiza rotineiramente análises:
- RMN de 1H
- RMN de 13C
- DEPT 135º
- J-RESOLVED
- COSY 1H-1H
- NOESY 1D e 2D
- TOCSY 1D e 2D
- HSQC (1H→13C e 1H→15N)
- HMBC (1H→13C e 1H→15N)
Além desses experimentos de RMN, também são possíveis outros experimentos envolvendo outros núcleos (ex.: 31P) e outras sequências de pulsos (ex.: INADEQUATE). O NMR-Lab também possui uma planta geradora de nitrogênio líquido (Stirling Cryogenics) com capacidade de produção efetiva de 2,3 litros/hora, fornecendo nitrogênio líquido para diversos grupos de pesquisa da UFAM e instituições parceiras.
ATENDIMENTO
Segunda à Sexta-feira das 08h às 12h / 13h às 17h
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
COORDENADORES
Prof. Dr. Marcos Batista Machado
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9211305601802884
TAE Msc. Kidney de Oliveira Gomes Neves
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5285344675503188